Conheça as desvantagens da CLT e as principais vantagens para as que optam pela terceirização de motoboys

No mercado de serviços de entrega muitas empresas do ramo têm a mesma dúvida sobre o que é mais vantajoso para o negócio, a terceirização de motoboys ou a contratação via CLT?

No regime de Consolidação das Leis do Trabalho existem algumas desvantagens para o contratante em relação ao custo total de um posto de trabalho, assim como pela falta de conhecimento sobre o mercado delivery.

A primeira consideração das empresas que pretendem investir no mercado de entregas é identificar a importância do delivery para o negócio.

Caso a operação não dependa totalmente do serviço ou a demanda pela entrega de itens ou documentos seja baixa, optar pelo contrato CLT e não pela terceirização de motoboys é um equívoco.

Principalmente por que o modelo de remuneração e os impostos previstos no regime de trabalho oferecido pela CLT não compensam o investimento.

 

CLT X Terceirização de Motoboys

Investir em uma equipe de entregas própria requer um investimento maior do que a terceirização de motoboys para uma empresa.

A desvantagem começa pelos altos gastos e custos sobre folha de pagamento e com a aquisição e manutenção dos equipamentos.

Além de arcar com o custo das motos, o abastecimento e a manutenção desses veículos a empresa também precisa cobrir férias, 13º salário, planos de saúde, seguro contra acidentes tanto dos veículos quanto dos motoristas.

Vale lembrar que a empresa optante pela contratação ao invés da terceirização de motoboys deve cumprir as determinações sindicais da categoria o que torna o processo de admissão mais trabalhoso e burocrático para qualquer empresa.

Portanto, a melhor forma de escolher um modelo de contratação de uma equipe de entregas motorizadas é a que estiver mais adequada ao tamanho e a demanda de serviços.

 

Vantagens da terceirização de motoboys

A terceirização de motoboys pelas empresas deste setor de cara geram uma redução considerável nos custos assim como nos riscos trabalhistas.

Ao contratar uma empresa especializada em entregas o contratante ganha também com a experiência dos motociclistas e um serviço especializado.

Uma das principais vantagens da terceirização de motoboys é a disponibilidade para o trabalho a qualquer momento.

Isto significa que não haverá a possibilidade de não contar com os motoqueiros para o serviço uma vez que a empresa contratada é a responsável por substituir entregadores que eventualmente não puderam trabalhar naquela data.

Ou seja, a empresa contratante deste serviço terceirizado não sofrerá com faltas de funcionários e nem com problemas mecânicos nos veículos.

Além de minimizar os riscos e reduzir os custos a terceirização de motoboys também pode melhorar a performance da operação já que conta com uma equipe experiente.

 

Principais vantagens da terceirização de motoboys

Presença garantida

Quando é feita a terceirização de motoboys a empresa contratada é responsável por trocar ou repor profissionais a qualquer momento em caso de falta por qualquer motivo. Isso garante a operação funcionando independente de imprevistos e é essencial para organizações que trabalham com picos de demanda e precisam aumentar o número de entregadores regularmente.

Redução de custos

Um motoboy terceirizado por uma empresa gera custos muito menores do que a contratação nas bases da CLT. Além dos altos encargos cobrados pelo governo é a cobrado o adicional de periculosidade, o que onera ainda mais o contrato.

Menos processos

As empresas que apostam na terceirização de motoboys correm menos riscos de sofrerem com ações trabalhistas movidas pelos motoristas.

Melhor gestão

Contratar uma empresa especializada em gestão de logística acarreta em melhoria em todos os processos operacionais. Ao optar pela terceirização de motoboys o contratante pode oferecer melhores serviços aproveitando a infraestrutura da empresa contratada.